Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Percepções sobre o lixo


O lixo ajuda a contar a história das civilizações, durante este percurso, foram construídas diferentes percepções sobre os resíduos produzidos pelo homem. Desde a perspectiva religiosa na Idade Média, em que os resíduos eram associados à doença e ao pecado, até uma visão mais ecológica nos dias atuais.
Segundo pesquisa da Fiocruz, foram identificadas quatro fases na história da percepção sobre o lixo, definido como tudo aquilo que se joga fora, que não presta, resultante de atividades domésticas, comerciais, industriais e hospitalares.
A abordagem é muito interessante, leia na integra, acesso
http://www.aomestre.com.br/mab/arquivo/120_pesquisa.htm


A educação pode ser uma importante ferramenta, no sentido de se reconstruir uma idéia sobre a produção de um lixo mais compatível com a nova tendência mundial.
Ficar atento ao desperdício tão comum na nossa cultura e a reflexão sobre a produção do lixo em nossa casa. Desenvolvermos uma capacidade de julgar uma melhor destinação final deste lixo, levando em consideração a proteção ao meio ambiente.

"O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades". Essa foi a definição de desenvolvimento sustentável apresentada no relatório "Nosso Futuro Comum", publicado em 1987, que resultou do trabalho conjunto de representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.