Lixão do Pacífico
Matéria assustadora do Fantástico deste domingo (15/2).Entre o litoral da Califórnia e o Havaí, uma área enorme ganhou um triste apelido: o Lixão do Pacífico.Segundo estimativas, a área poluída seria maior do que a soma de São Paulo, Minas e Goiás.
Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam num lugar que já foi um paraíso.
É o Pacífico, o maior dos oceanos, agredido pela humanidade.Há plástico e plâncton, lixo e alimento, tudo misturado. Poluindo o paraíso, confundindo as aves, criando anomalias - como a tartaruga que cresceu com um anel de plástico em volta do casco - e matando os moradores do mar.
Segundo o pesquisador Charles Moore: "Gostaria que o mundo inteiro percebesse que o tipo de vida que estamos levando, isso de jogar tudo fora, usar tantos produtos descartáveis, está nos matando. Temos que mudar, se quisermos sobreviver."
Nas Ilhas Maldivas, no Oceano Índico, uma nova ilha está sendo criada. É uma ilha de lixo. Em pouco menos de duas décadas, a ilha já tem 50 mil metros quadrados e abriga indústrias e depósitos. Caminhões chegam em barcos o tempo todo.
Números assustadores, crime ambiental, consumo desacelerado e descaso com o meio ambiente, e, acima de tudo, desrespeito com o ser vivo e toda a nossa cadeia alimentar. Assista ao vídeo estarrecedor no site do fantástico e repense seus hábitos...
acesso: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1003242-15605,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.