Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Marketing Verde - Comunicação Verde das empresas com seu consumidor



A COMUNICAÇÃO VERDE DAS EMPRESAS

O objetivo principal da comunicação verde é mostrar ao consumidor que um artigo ecologicamente correto, é também mais saudável para o consumo, a partir do momento em que reduzindo-se os danos ambientais, a qualidade de vida das pessoas, indiretamente, sofre melhorias. Ou seja, no Marketing Verde, a empresa divulga o que tem feito em prol do meio ambiente e, desse modo, procura sensibilizar o consumidor para que ele também participe deste processo, já que a responsabilidade de preservar os recursos escassos é de todos.

Segue uma lista de exemplos bem interessantes com abordagem informativa e educativa, que estão no site Marketing.com.br, acesso: www.marketing.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=121:marketing-verde&catid=39:ambiental&Itemid=88

Alguns exemplos de mensagens informativas e educativas que os fabricantes poderiam incluir nos rótulos de seus produtos:

“Esta embalagem é biodegradável. Apesar disso, você deve descartá-la em um local adequado...”
“Não jogue sua latinha no chão pois ela pode ser reciclada. Procure em sua cidade um posto de coleta .....”
“ Você sabia que o vidro é 100 % reciclável ? Se você deseja contribuir para a coletiva seletiva de lixo, procure em sua cidade....”
“ Nosso produto não contém CFC´s. Saiba aqui o que o CFC pode causar ao meio ambiente e à sua saúde...”
“Veja o que acontece com a natureza toda vez que você joga lixo no chão....”
“Nossas lâmpadas foram fabricadas....Saiba mais como economizar energia.... “
“Nosso produto possui um rótulo ecológico. Isto significa que ele foi desenvolvido.....”
“Esta embalagem é fotodegradável. Isto quer dizer que....”

Segue alguns rótulos que são exemplos de sustentabilidade, com informações relevantes no momento da decisão de compra.

A empresa de cosméticos Natura andou mais um pouco na direção de fortalecer sua marca conectada a questões ambientais e melhorar a posição no mercado, que hoje é de 22%. A novidade é que, a partir de agora, todos os seus produtos terão estampado na embalagem uma tabela ambiental, com informações sobre o grau de vegetalização dos produtos, sobre a capacidade de reciclagem da embalagem e sobre a certificação das matérias-primas obtidas na natureza. Inspirou-se na tabela nutricional para criar este diferencial. A Natura investe pesadamente em pesquisas para transformar produtos vegetais em fitoingredientes, com foco na preservação do ambiente e redução de emissão de carbono.



A International Paper (IP) atualizou as embalagens da linha de papéis HP ColorLokT. O novo selo ColorLokT está impresso na parte frontal da embalagem enfatizando a tecnologia, que garante uma impressão com cores mais vivas, preto mais intenso e secagem mais rápida. A novidade é o verso da embalagem, que agora inclui a certificação ambiental PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification), uma organização internacional que congrega sistemas de certificações florestais em todo o mundo. “A certificação ambiental PEFC reforça nossa preocupação com a questão da sustentabilidade e representa uma garantia de consumo consciente para quem utiliza o papel produzido pela International Paper”, afirma o diretor Comercial da IP, Nilson Cardoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.