Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Desafio do Lixo : Dinamarca, Holanda, Suécia, Noruega, Itália e França


Desafio do Lixo: Dinamarca, Holanda, Suécia, Noruega, Itália e França

Vale a pena ver!
São 3 DVDs (276 minutos) de educação ambiental.
Acesso negado no Youtube, uma pena, só comprando os DVDs.

A equipe da TV cultura viajou mais de 70 mil Km pelas Américas e Europa, com a incumbência de retratar o problema do lixo e mostrar as bem sucedidas experiências na busca de soluções para essa grave questão.
Com a série, a TV cultura propõe-se a analisar, discutir e mostrar as possibilidades concretas em direção a novos objetivos. Mais importante que simplesmente denunciar os dramas do lixo, a emissora tem a pretensão de, com o projeto, solucioná-los, visando a implantação de políticas que incluam a educação ambiental na sociedade e sua imprescindível participação.
A produção percorreu as principais cidades dos Estados Unidos e do Canadá. Na Europa foram visitados municípios da Itália, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega e França. No Brasil, os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e o Distrito Federal.

Um retrato de como é encarado o desafio do lixo nos desenvolvidos países da Europa Ocidental. A Dinamarca: o país que mais evolui na questão do lixo; o retorno de embalagens de vidro e reciclagem intensiva. Na Suécia um sistema exemplar de reciclagem de veículos. Um sistema diferente de compostagem, um edifício ecológico e outros exemplos revelam alguns sucessos na Noruega. O tratamento de resíduos industriais perigosos, a reciclagem do vidro na França e a utilização de veículos supersilenciosos para recolher lixo nas áreas históricas e turísticas. Na Itália, os problemas do lixo nos centros históricos de Pisa e Roma, a incineração e a compostagem e o museu onde nasceram, e ainda são utilizadas, as técnicas medievais de reciclagem do papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.