Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vídeo: Ilha das Flores

Ilha das flores é um curta metragem de 1989, direção Jorge Furtado, com 12 min. de duração.
Um tomate é plantado, colhido, vendido e termina no lixo da Ilha das Flores, entre porcos, mulheres e crianças. Este curta está disponível para exibição online.


Hoje, parei, assisti e percebi que um curta premiado, tão comentado e de uma simplicidade genial, faria um efeito de um soco no estomago e marcaria todo um "sistema" da sociedade de consumo de uma maneira crescente, didática e com doses de crueldade.

Não tem como assistir sem repensar valores e conduta!
Imperdível!


Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
Ficha Técnica Produção Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart Fotografia Roberto Henkin, Sérgio Amon Roteiro Jorge Furtado Edição Giba Assis Brasil Direção de Arte Fiapo Barth Trilha original Geraldo Flach Narração Paulo José Prêmios Urso de Prata no Festival de Berlim 1990 Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand 1991 Melhor Curta no Festival de Gramado 1989 Melhor Edição no Festival de Gramado 1989 Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1989 Prêmio da Crítica no Festival de Gramado 1989 Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo 1991




Um comentário:

Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.