Mas, felizmente, algumas atitudes estão sendo tomadas para gerar menos impacto ambiental.
Os esforços realizados pela indústria de confeitaria para reduzir drasticamente as embalagens de ovos da Páscoa estão dando resultados, gerando benefícios em custos e em distribuição para os fabricantes e varejistas, diz WRAP (Programa de Ações para Recursos e Lixo), programa financiado pelo governo do Reino Unido.
Em resposta a crescente pressão do consumidor, algumas empresas, como Mars e Cadbury anunciaram reduções significativas - de três mil toneladas - na produção de embalagem para ovos de Páscoa a cada ano.
Uma recente sondagem do Comitê Consultivo de Embalagem revelou que 59% dos adultos britânicos acreditam que os ovos de Páscoa são sobreembalados. “A indústria de confeitaria está ganhando com a otimização dos custos de materiais de embalagem e melhorias na eficiência de distribuição”, afirma Mark Barthel, conselheiro especial do WRAP.
Mas reduzir embalagem cria desafios para os fabricantes de chocolate em termos de proteção do produto e apresentação no ponto-de-venda. Os ovos da Páscoa são tipicamente ocos e frágeis e no intuito de garantir que os produtos cheguem na prateleira sem quebrar, eles precisam ter uma solução de proteção durante a cadeia de distribuição. Além disso, os ovos de Páscoa são geralmente oferecidos aos entes queridos como presentes, por isso as embalagens representam um elemento integral da apresentação visual do produto.
No entanto, como parte de um acordo no âmbito do programa WRAP levou grandes fornecedores como Cadbury, Kraft, Magna e Nestlé fizessem um acordo voluntário e coletivo para reduzir significativamente as embalagens de ovos de Páscoa em 2009.
TRATADO DE COURTALDO Tratado de Courtauld é um acordo voluntário entre a organização britânica WRAP (Programa de Ações para Recursos e Lixo) e as maiores empresas alimentícias do Reino Unido que apoiam a redução da produção de embalagem e do desperdício de comida. Criado em 2005, o Acordo é uma ferramenta para a mudança e foi o responsável pela estagnação no aumento da produção de embalagens em 2008, no Reino Unido, apesar do aumento das vendas e da população.
O tratado visa alcançar três objetivos: trabalhar o desperdício de embalagens em 2008;
reduzir por completo o desperdício de embalagens até 2010; e ajudar a reduzir a quantidade de comida desperdiçada para 155 mil toneladas até 2010.
A intenção é, também, diminuir os 6.3 milhões de toneladas de embalagem que chegam aos lares no Reino Unido para 340.000 toneladas até 2010.
A gigante Nestlé diminuiu em 80% o uso de embalagens plásticas para ovos de Páscoa. A empresa decidiu trocar o invólucro de plástico em torno de ovos de Páscoa pelo papelcartão, otimizando centenas de toneladas de resíduos e 30% de redução em peso da embalagem de produtos. “As alterações nas embalagens dos ovos de Páscoa resultaram na redução de mais de 700 toneladas de resíduos enviados para aterro e também têm beneficiado os varejistas com embalagens reduzidas que maximizam a eficiência da distribuição e a utilização na prateleira” disse Ralf Fiala, chefe de embalagens da Nestlé no Reino Unido.
http://www.nestle.com.br/PortalNestle/
leia mais: http://www.meulixo.rj.gov.br/conteudo/planeta11.asp
Elba,
ResponderExcluirHá tempo quero escrever para este criativo blog, que nos informa, nos alerta e também nos impressiona.
Tenho ouvido muito o Ricardo Boechat, na Band News FM. E outro dia ele argumentou que considera muito pouco o que nós, população, indivíduos, podemos fazer frente ao meio ambiente. É preciso muito mais do que isso. Eu concordo plenamente com ele. Não significa que não importa a ação individual e coletiva, muito pelo contrário, essas ações são essenciais. Mas se não houver uma modificação radical na concepção de progresso, consumo, indústria e empresa, será difícil reverter o quadro da forma emergencial de que tanto necessita nosso planeta.
Para mim, a frase abaixo deveria resumir a ação de todo ser humano e ser a filosofia de todas as instituições.
"Agir local, pensar global."
Um grande abraço saudoso a todos vocês,
Helio