Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de março de 2009

entendendo a sustentabilidade



A dificuldade em compreender a sustentabilidade
Eu sempre faço uso desta palavra, porque acredito que ela traduz bem um pensamento que vai lá em um " futuro" não distante e volta apressada tentados modificar algumas ações e modelos que seguimos despercebidamente.
As nossas atitudes são determinantes e irreversíveis no que se refere a natureza. O tempo que ela tem de se regenerar não é suficiente, em comparação a nossa velocidade de gerar resíduos.
Encontrei na Revista Sustentável on-line, um texto muito legal que define a palavra sustentabilidade de forma clara e coerente.
Leiam e Comentem.

Usa-se a palavra “sustentabilidade” para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante.

A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Alguns até sabem o que é, todavia evitam empregá-la no seu dia a dia, mas quando o fazem de forma pontual alardeiam mídia afora para que todos possam vê-lo e homenageá-lo. É o que se convencionou chamar de Greenwash. Há ainda os incoerentes que de um lado acenam com medidas pontuais relacionadas à sustentabilidade, mas de outro praticam atos que demonstram a falta de sintonia entre o que dizem e o que fazem.

Com a publicação do Relatório Brundtland (Nosso futuro comum) "Our Common Future", Oxford University Press, 1987, às fls p.43, encontraremos o conceito básico de sustentabilidade, obtido a partir de outra expressão “desenvolvimento sustentável”, ou seja: É o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras. Percebe-se que a definição é perfeitamente inteligível, no entanto, não se pode dizer o mesmo em relação à sua aplicação.

É nesse contexto que surge a sustentabilidade. Ela foi concebida para que o homem, independentemente de suas crenças, possa sensibilizar-se para o real perigo que representa para o planeta. O objetivo da sustentabilidade é induzir o homem a reduzir a pegada predatória. Como a biodiversidade planetária está no limiar do esgotamento, todas as atenções da sustentabilidade dirigem-se para o meio ambiente. No entanto, ela possui infindáveis vertentes. É, portanto em razão dessas inúmeras correlações que a sustentabilidade se tornou um tema complexo. Não se pode fechar questão em torno dela, tampouco aprisioná-la em conceitos que servem mais para acomodar interesses do que compreendê-la.

A complexidade da sustentabilidade decorre do fato de ser necessária a mudança de nossos hábitos e costumes. Para isso é preciso ter ética! É necessário ter respeito para com os seres vivos. Devemos nos preocupar com o próximo! Daí a dificuldade em expandir nossas consciências para além do lugar comum. Não estamos habituados a fazê-lo, e lamentavelmente, poucos possuem boa vontade em ascender a esse novo patamar de consciência.
É preciso capacitação e disciplina! Se fosse fácil, o mundo não estaria na situação em que se encontra.

Leia na íntegra, acesso: http://www.revistasustentabilidade.com.br/s02/artigos/a-dificuldade-em-compreender-a-sustentabilidade/


Um comentário:

  1. Caríssima Elba:

    Também sou alguém interessado em ambientalismo. Da mesma forma que você, criei um blog visando o debate em torno de assuntos relacionados ao meio ambiente (um blog daqueles que quase ninguém lê, sabe?). Encontrei o "lixo sustentável" no mecanismo de busca por assunto e senti-me movido a comentar este vosso artigo.
    Elba, o termo "desenvolvimento sustentável" traz em seu bojo uma enorme incoerência. Convido-a a visitar meu blog onde - no artigo intitulado "O Mito do Desenvolvimento Sustentável" - este tema é abordado. O endereço é:

    http://novosmaias.blogspot.com/2009/02/o-mito-do-desenvolvimento-sustentavel.html

    Felicitações,

    Antonio

    ResponderExcluir

Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.