No entanto, 97,5% são águas salgadas e apenas 2,5% (35 milhões de km3) são águas doces.
Outras soluções são a cobertura de encostas e áreas com plásticos para a captação de orvalho e chuva e seu armazenamento em cisternas, além do tratamento da água usada para ser reutilizada, a chamada água de reúso.
(REBOUÇAS, Aldo da Cunha; BRAGA, Benedito; TUNDISI, José Galizia (Org.). Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. São Paulo : Escrituras Editora, 1999.
O Brasil é o 25° país no ranking mundial de volume per capita de água disponível, possuindo 71% do Aqüífero Guarani, considerado o maior manancial de água doce subterrânea do mundo. Formado há 250 milhões de anos e com um volume de 45 trilhões de m3 de água potável, mineral e térmica, que seria suficiente para abastecer a população brasileira por 3.500 anos.
Aqüífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Pode ter extensão de poucos quilômetros quadrados a milhares de quilômetros quadrados, ou pode, também, apresentar espessuras de poucos metros a centenas de metros (REBOUÇAS et al., 2002). Etimologicamente, aqüífero significa: aqui = água; fero = transfere; ou do grego, suporte de água.
Bibliografia: Atualidades do Vestibular do Almanaque Abril 2004. São Paulo: Editora Abril, 2004. 242 p.
CLARKE, Robin e KING, Jannet. O Atlas da Água. São Paulo: Publifolha, 2005. 128 p.
Referências bibliográficas utilizadas: UNESCO – El água como fonte de conflictos: repaso de los conflictos em el mundo. In Oficina Regional de Ciência e Tecnologia da UNESCO, 2006.WWF – Cadernos de Educação Ambiental: Água para a vida, água para todos, Brasília: WWF Brasil, 2006REBOUÇAS, Aldo da Cunha; BRAGA, Benedito; TUNDISI, José Galizia (Org.). Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. São Paulo : Escrituras Editora, 1999.
Fórum Mundial da Água, o maior evento de água do planeta, reuniu 150 crianças de vários países na Turquia, para apresentar soluções para o problema da água. Planeta Sustentável 02/03/2009 Texto: Manoella Oliveira
O Fórum Mundial da Água é um encontro que acontece de três em três anos para discutir problemas e soluções para a questão desse recurso natural que está sendo desperdiçado não só aqui no Brasil, mas ao redor do mundo.Isso é tão sério, que os organizadores resolveram, a partir da terceira edição do evento que todo mundo tem que debater, inclusive as crianças. E assim tem sido feito! O Fórum já foi realizado nesse novo formato no Japão, com mais de cem crianças de 32 países e no México com número de participantes bem parecido, vindos de 29 lugares diferentes.Dessa vez, elas se reúnem entre 12 e 17 de março em Istambul, maior cidade da Turquia para apresentar soluções para o problema do mau uso da água, de acordo com o que sabem e viram em seu país de origem. Lá, estudantes de 11 a 16 anos que falam inglês ou estejam acompanhados por um tradutor vão trocar experiências e participar de atividades ecológicas. Algumas são apenas sessões para quebrar o gelo e se divertir, mas a maioria delas é para mostrar que a responsabilidade pelo planeta é compartilhada, de todos nós, sem distinção.
saiba mais http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_420561.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.