Só prá relembrar! Falar de sustentabilidade é fácil, difícil mesmo é torná-la uma rotina. Triângulo da Sustentabilidade a definição correta de sustentabilidade na visão atual é atividade economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta.
Essa definição carrega uma nova percepção do que seja sustentável para o futuro de nossa espécie.
Através dela fica claro que se não atendermos aos três aspectos, econômico, social e ambiental, não seremos sustentáveis para nós e para o meio ambiente.
A definição do professor holandês Peter Nijkamp, parece a mais completa dentro da atualidade.
Segundo ele, a sustentabilidade envolve os três aspectos já citados. O primeiro, ecológico, diz respeito à manutenção do ecossistema em longo prazo. O segundo, econômico, trata da obtenção de renda suficiente para o custeio da vida em sociedade. E o terceiro, social, aborda o respeito aos valores sociais e culturais e a justiça na distribuição de custos e benefícios.
Traduzindo: os três fatores, em equilíbrio, como num triângulo compondo cada um dos três lados, formam o ideal de sustentabilidade para uma população, manifestando preocupação tanto com questões ambientais, como econômicas e sociais. É possível entender melhor aqui como funciona esse triângulo da sustentabilidade.
Ou seja, as ações das pessoas e a vida em sociedade, para serem sustentáveis, devem atender igualmente aos três lados do triângulo da sustentabilidade. Sem essa mudança de consciência nosso futuro estará comprometido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.