Pesquisar este blog

domingo, 7 de junho de 2009

Usina de biogás é inaugurada em Gramacho


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, dia 5, o prefeito Eduardo Paes inaugurou a Usina de Biogás do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, considerado o maior projeto de redução de emissões de gases do efeito estufa no Brasil. A Usina, projetada pela concessionária Novo Gramacho Energia Ambiental, permite a captação e queima de biogás evitando que cerca de 75 milhões de metros cúbicos de metano sejam liberados todo ano para a atmosfera, contribuindo assim no combate ao aquecimento global.

Com a venda dos créditos de carbono, prevista no Protocolo de Quioto, serão gerados aproximadamente R$ 407 milhões, que irão assegurar a manutenção do Aterro ao longo de 15 anos e a recuperação urbanística do bairro de Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias.

Por entraves na regulamentação e nas regras do Protocolo de Kyoto, o Brasil queima hoje cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia em aterros sanitários, estações de tratamento de água e na agroindústria. O combustível, que representa 3% da capacidade do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), é suficiente para abastecer 200 postos com gás natural veicular (GNV) ou acionar uma usina termoelétrica de 100 megawatts (MW).
Chamado de biogás, o combustível é proveniente de resíduos sólidos, pode ser tratado e transformado em gás natural para ser inserido na rede de distribuição, gerar energia ou abastecer veículos. Algumas iniciativas já aproveitam o combustível, como os aterros sanitários São João e Bandeirantes, em São Paulo, que destinam o gás para geração térmica. O aproveitamento, porém, ainda é pequeno. Matéria do
O Estado de S.Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.