Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2009

telhados verdes



Telhados verdes, pequenos pulmões para grandes cidades, uma solução ambiental !


Quando as plantas crescem absorvem do ar o gás carbônico, principal responsável pelo aquecimento global.

A vegetação também filtra o ar poluído, e a superfície com plantas absorve menos calor do sol que os tetos de cimento ou telhas.

Uma área urbana bem arborizada pode ficar até 3 graus centígrados mais fresca que uma região com cimento e asfalto. Os novos jardins suspensos ainda ajudam a preservação da fauna.


É um telhado de uma edificação que pode ser parcial ou completamente coberto de vegetação e solo, ou qualquer outro tipo de substrato, sobre uma membrana impermeável. As "camadas" de um telhado verde podem variar de acordo com as tecnologias e os materiais utilizados, abrangendo um amplo espectro de materiais e níveis tecnológicos em seu processo construtivo.
História e usos dos telhados verdes:
Os telhados verdes "modernos", construídos com camadas de materiais manufaturados deliberadamente dispostas sobre o telhado para dar suporte a um substrato (solo) e vegetação, são um fenômeno relativamente recente. O método foi desenvolvido na Alemanha na década de 60, e desde então a tecnologia se difundiu mundialmente.
Estima-se que na Alemanha cerca de 10% dos telhados já sejam "verdes".


O prédio da década de 60 tem o maior telhado verde da cidade de São Paulo
A revista Epoca, publicou uma matéria bem legal e completa sobre o tema, acesse:

Um comentário:

  1. Muito legal esse primeiro telhado. Ele lembra as tocas dos hobbits de O Senhor dos Anéis. Dá uma aparência legal e preserva o ambiente. Vou fazer um pra mim! XD

    ResponderExcluir

Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.