Por meio de parcerias com a fabricante de alimentos Nestlé, a Organização Não Governamental Instituto Akatu, a prefeitura da cidade de Piracicaba, no interior paulista, e cooperativas de catadores, a rede de supermercados francesa Carrefour lançou um programa que visa promover o consumo consciente e reduzir o impacto ambiental de suas 770 lojas no Brasil, anunciou a alta cúpula da empresa.
"Com dois milhões de clientes visitando nossas lojas todos os dias, o Carrefour tem o um efeito multiplicador muito forte," explicou o diretor de sustentabilidade Paulo Pianez, que calcula que cada cliente que for atingido pelo programa tem a capacidade de influenciar mais quatro de sua família ou convívio diário.
São 16 ações que incluem aulas sobre consumo consciente para clientes, treinamento de funcionários, implementação de sistemas de reuso de água, coleta seletiva, pontos para clientes deixarem as embalagens dos produtos comprados na loja, programa de compostagem dos resíduos orgânicos das lojas, sistemas de eficiência energética, redes de fornecedores locais, comércio solidário e projetos sociais tocados voluntariamente pelos funcionários das lojas.
O Carrefour lançou em Piracicaba um movimento com iniciativas voltadas para a melhoria de vida e o bem-estar das comunidades em que atua: “Carrefour e Você por um Mundo Melhor”. A rede usará a estrutura de suas lojas, o seu contato diário com 2 milhões de clientes, seus fornecedores e outros públicos com que se relaciona para compartilhar experiências, difundir conceitos e promover maior conscientização sobre a sustentabilidade, com ações nas esferas social, ambiental ou econômica.
A loja Carrefour Piracicaba foi escolhida para ser o marco, mas a meta é implementar o programa em mais de suas 150 unidades nos próximos cinco anos. O investimento é da ordem de R$ 2 milhões referentes à formação e ao treinamento dos funcionários, e mais o equivalente a 10% do valor total de construção de cada unidade para modernização da estrutura atual da rede com adoção de sistemas que tragam economia de recursos naturais como água, luz, energia elétrica, coleta seletiva e compostagem de lixo, além do uso de materiais ambientalmente corretos.
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.abrasnet.com.br/img/impar/6/0/609.jpg&imgrefurl=http://www.abrasnet.com.br/fundacao/sustentabilidade/noticias/%3Fmateria%3D250&usg=__V6FZdT5h-R2V3eTsFP6fz3uBdZE=&h=233&w=350&sz=29&hl=pt-BR&start=40&tbnid=VZ-CRmVfuSwKqM:&tbnh=80&tbnw=120&prev=/images%3Fq%3Dcarrefour%2Bpiracicaba%26gbv%3D2%26ndsp%3D21%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D21
A filial da empresa no Brasil tem como guia as 21 diretrizes de sustentabilidade elaboradas pela sede da empresa na França, explicou Paulo.
Nos inspiramos nas ações deles, mas buscamos soluções locais", disse.
Conheça mais sobre o projeto, e as ações como; trocar ares condicionados por um sistema usando ventiladores e umidificadores, eliminar o envio de resíduos orgânicos da seção de horti-frutis para o aterro, além de buscar nova tecnologia para o uso de bagaço de cana como combustível nos fornos da padaria que produzem 6,5 mil pães mensalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado com o objetivo de gerar informações e sugestões relevantes a gestão de resíduos e questões ambientais.