05/04/2010
Coca-Cola Brasil lança garrafa PET feita a partir de cana-de-açúcar
Material tem origem parcialmente vegetal e pretende reduzir a dependência da empresa em relação aos recursos não renováveis, além de diminuir em até 25% as emissões de gás carbônico, principal gás causador do efeito estufa
A Coca-Cola Brasil, parceiro associado do Instituto Akatu, lançou no dia 25 de março, a PlantBottle - primeira garrafa PET feita parcialmente de material de origem vegetal, ou seja, 30% a base de planta. Em sua composição, o etanol da cana-de-açúcar, substitui parte do petróleo como insumo na nova embalagem, reduzindo em 25% as emissões de CO2, principal gás causador do efeito estufa, ao mesmo tempo em que diminui a dependência da empresa em relação aos recursos não renováveis.
O lançamento aconteceu no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa; do vice-presidente de Técnica e Logística da empresa, Rino Abbondi; do presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Marcos Jank; e da gerente de Operações do Instituto Akatu, Heloisa Mello.
“Houve uma grande mobilização e investimentos para chegarmos à fórmula da PlantBottle e, com seu lançamento, confirmamos novamente nossa posição de vanguarda na inovação de embalagens. Ao substituir parte do petróleo usado na fabricação do PET por etanol de cana-de-açúcar, um recurso absolutamente renovável e abundante no País, a Coca-Cola Brasil inaugura uma nova era para as embalagens plásticas”, afirmou Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil.
A expectativa é que, ainda em 2010, a produção inicial das garrafas PlantBottle resulte na redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo, segundo Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da empresa.
saiba mais:
http://www.akatu.org.br/parceiros/acoes/coca-cola-brasil-lanca-garrafa-pet-feita-a-partir-de-cana-de-acucar